Site Xenicare

Aulas na piscina para todos os gostos

As aulas de spinning, corrida, musculação e ioga saíram das salas de ginástica e caíram na piscina. Disputando espaço com modalidades tradicionais, como a natação e a hidroginástica, as novas atividades aquáticas atraem alunos que querem perder peso ou simplesmente manter a forma, além de ser uma excelente alternativa para quem tem problemas nas articulações e coluna, já queo impacto do exercício dentro da água é reduzido.
Os exercícios realizados na piscina apresentam inúmeras vantagens. Além do fortalecimento da musculatura, o aluno é beneficiado pela pressão hidrostática (exercida quando o corpo está submerso) e pelo efeito massageador da água, que favorece a circulação sanguínea, diminui o impacto e ajuda na recuperação da musculatura. "Qualquer atividade aquática melhora a capacidade cardiorrespiratória, a postura, o ganho de resistência muscular e localizada", explica Fabiana Guerra, professora e coordenadora de atividades aquáticas do Projeto Acqua.
Os nomes das atividades mudam um pouquinho - deep runner (corrida aquática), hidrospinning ou hidrobike (spinning na piscina), acqua ioga (ioga na água) etc - mas o gasto calórico, na maioria dos casos, é maior do que na malhação "em solo" e o corpo não fica tão cansado. "Na água o aluno trabalha com perda de calor mais rápida e perde mais do que na terra" esclarece Roberta Rosas, diretora técnica da Hidrobike.
De acordo com o coordenador de atividades aquáticas da Body Plantet, Marcelo Bernardo, as aulas na piscina trabalham vários agrupamentos musculares ao mesmo tempo e a intensidade é graduada pelo próprio aluno. "Quanto mais rápido se movimentar, mais estímulo os músculos receberão". Outra boa notícia é que você se movimenta sem suar muito. "O corpo sente o contraste de temperatura (termoregulação) e não transpira tanto" explica Bernardo.
O relaxamento e o bem-estar são outras características das aulas aquáticas, já que a água quente da piscina, que varia entre 28o e 32o C de acordo com a modalidade, relaxa o corpo. "Dentro da água, o impacto do exercício é reduzido, ideal para pessoas que não podem optar por outras atividades por algum problema, como lesões nos joelhos e nas articulações" orienta Ricardo Lala, coordenador das atividades aquáticas da Academia Triathon. Antes de iniciar a atividade, é essencial que o aluno seja avaliado por um médico, que fornecerá dados importantes para a definição do tipo de atividade, com indicação e contra-indicação de exercícios.
A roupa ideal é a que dá liberdade de movimento e conforto. "Um macaquinho ou um maiô são as peças mais indicadas" aconselha Bernardo. Para fazer aula de hidrospinning, você vai precisar também de um calçado especial (parecido com uma sapatilha), que é à prova d'água. Uma dica importante é não fazer aula sem estar alimentado. Uma hora antes, consuma alimentos leves, como uma fruta, um sanduíche natural, um iogurte, entre outros.

Conheça as modalidades aquáticas

Deep Runner
"O Deep Runner é uma técnica de corrida em piscina funda (1,80 m) com o auxílio de um colete flutuador" explica Roberta Rosas. O aluno não toca os pés no chão e trabalha os músculos inferiores. Além do exercício aeróbico, o deep runner exige dos alunos coordenação motora para manter o equilíbrio que, em função da resistência da água é, no mínimo, 12 vezes maior do que no ar.

Hidrospinning ou Hidrobike
O aluno pedala dentro da piscina com a hidrobike (bicicleta semelhante à de spinning) em diversas posições, trabalhando a parte posterior e anterior da coxa, perna e membros superiores. Desenvolve força e resistência muscular, além de o risco de sofrer lesões ser muito baixo, já que o impacto nas articulações do joelho e tornozelos é quase zero. Em 40 minutos de aula, é possível queimar até 400 calorias.

http://www.xenicare.com.br/pc/obesidade/xenicare/web/movimente_se/mov_dentro_dagua.asp

Nenhum comentário: