Site Unimed

17/04/2000
Pedaladas dentro d’água para manter a forma

Antônio Marinho
Pedalar na água é a nova mania nas piscinas de academias. O exercício de water ou hidrospinning simula uma corrida de bicicleta e queima até 700 calorias em uma hora. Para praticar esta modalidade de hidroginástica, é preciso saber nadar e ter bom condicionamento físico. Quanto mais rápida a movimentação na água, maior a queima de calorias.
Durante os exercícios, os alunos vestem coletes e se agarram a tubos de plástico coloridos que permitem flutuar (também conhecidos como "macarrão"). Em nenhum momento podem apoiar os pés no fundo da piscina, o que torna a aula mais dinâmica. A perda de calorias, segundo professores, é praticamente a mesma do spinning realizado em bicicletas especiais.
- O hidrospinning melhora a capacidade cardiorrespiratória porque é um excelente treinamento aeróbio. Não prejudica a coluna vertebral e não produz lesões nas articulações. Apesar de exercitar mais as pernas, também trabalha os braços. É contra-indicada, porém, para pessoas que não sabem nadar. Elas ficam com medo de passar a aula flutuando e não conseguem se concentrar nos exercícios - diz o professor Marcelo Bernardo, da Rio Sport Center.
Para tornar o hidrospinning mais eficaz, são usados equipamentos para aumentar a resistência, como aquafins (nadadeiras para os pés) e aquapad (para os punhos). Renata Romeiro, de 28 anos, pratica a modalidade e diz que é excelente para entrar em forma:
- De todas as atividades aquáticas, é a mais intensa e cansativa, porque tem uma série de variações, como a corrida dentro d’água.
Segundo o professor Marcelo Salgado, da Estação do Corpo, o waterspinnig é ótimo para tonificar membros inferiores, glúteos e abdômen. Ele garante que pessoas de diferentes níveis de condicionamento físico podem praticar o exercício:
- O aluno pode respeitar o seu próprio ritmo, pedalando com diferente intensidade. A quantidade de calorias perdidas vai depender da intensidade do movimento, da temperatura da água e do ritmo.
No fim da aula, os flutuadores são usados para a prática de exercícios de relaxamento, que proporcionam sensação de bem-estar e aliviam o estresse, complementando o trabalho aeróbio.
Fonte: O Globo - Rio de Janeiro/RJ

Nenhum comentário: